Blog

Quando a motivação primordial é fazer o bem, o ambiente para isso surge naturalmente, mas se exige muito trabalho e dedicação para o objetivo ser alcançado. Foi com muito esforço que surgiu o Coletivo Inclusão, uma entidade sem fins lucrativos (ONG), que tem como missão trabalhar para trazer melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Mas como isso aconteceu?

No ano de 2015, tivemos uma equipe executando um projeto de Teatro para pessoas com deficiência da APAE Fazenda Rio Grande/PR, o qual era viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela empresa MILI S/A. Além de podermos presenciar um momento de muita felicidade dos alunos que atuaram na peça, conseguimos perceber um grande avanço em diversas frentes, como sociabilidade e também questões cognitivas e motoras.

Clique no link abaixo e relembre conosco esse momento inesquecível!https://www.youtube.com/watch?v=N83WXu2tkzs&t=153s

Para nossa surpresa, em 2017 houve uma alteração na legislação da Lei de Incentivo à Cultura, obrigando os proponentes à terem em seu CNPJ uma atividade cultural específica da atuação do projeto solicitado. Por esse motivo, optou-se pela criação de uma organização para tornar possível a continuidade da atividade teatral, inicialmente então, sem a pretensão de se iniciar um novo trabalho social.

SURGIMENTO DO COLETIVO INCLUSÃO

Costumamos dizer que o Coletivo Inclusão surgiu sozinho!!  É claro que existiram pessoas que operaram esse processo, todavia, elas nunca tiveram o objetivo de criar uma nova organização. Mas para a nossa alegria, as peças de teatro foram só o começo de uma história maravilhosa!

Nos anos seguintes o Coletivo Inclusão vem conseguindo realizar várias ações para dar continuidade a sua missão, alcançando assim, caminhos não sonhados primordialmente, mas alcançados com muita satisfação. São exemplos dessas ações o projeto do ballet, capoeira, judô, karatê, hidroterapia, equoteparia e outros.

Importante salientar a importância da APAE Fazenda Rio Grande nesse processo, pois sempre confiaram e acreditaram nesse trabalho e até hoje, a parceria continua.

Venha você também fazer parte deste Coletivo e proporcionar inclusão e melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Contato: @coletivoinclusao.org.br

Por: Vitto Matheus Peruzzo – coordenador/administrador financeiro