Blog

Reuniões com pais e familiares foram realizadas para passar os detalhes e recomendações sobre a grande noite

Às 20 horas do próximo dia 02 de outubro, as cortinas do Auditório Salvador de Ferrante, mais conhecido como Guairinha, se abrirão para o espetáculo A Caixinha Secreta de Picomaya, estrelado pelos alunos da Apae Fazenda Rio Grande.

Com o intuito de passar as devidas informações e orientações sobre a grande noite, a professora de balé Caroline Maria Rossi, ou simplesmente professora Carol, realizou reuniões com os pais e familiares dos alunos no mês passado. A professora Jéssica Gomes dos Santos também esteve presente.

Carol é uma das idealizadoras da peça e a responsável pelos ensaios. No encontro, ela destacou a importância do apoio da família, tanto nos preparativos como também no dia da apresentação. “Por isso, eu peço o comprometimento de vocês”, enfatizou ela, lembrando que será uma oportunidade muito especial para os artistas.

Entre as recomendações, a principal é que durante o espetáculo seja observado o comportamento de cada um. Se necessário, para tranquilizar o aluno, um familiar poderá subir ao palco e participar do show.

Vale ressaltar que o acesso ao teatro será gratuito, mas é necessária a retirada antecipada dos ingressos na bilheteria do Teatro Guaíra. Em breve, mais informações sobre o evento serão divulgadas.

Professoras Jéssica e Carol falam sobre espetáculo
Professoras Jéssica e Carol (foto: Ale Belini)

Parcerias para o espetáculo

Ao todo, 39 alunos da Apae farão parte da peça, entre meninos e meninas de todas as idades. Além deles, pessoas de outras instituições também vão abrilhantar o evento.

Estarão presentes as crianças do setor oncológico do Hospital de Clínicas (HC), bem como de casas de acolhimento de Curitiba e de São José dos Pinhais. Além disso, bailarinos da escola de dança Bella Ballet também estarão sob os holofotes. Somando todos os grupos, cerca de 70 integrantes se apresentarão na ocasião. Novos parceiros poderão integrar esta lista até o dia do evento.

Voluntariado

A Apae e o Coletivo Inclusão estão em busca de voluntários que tenham disponibilidade para auxiliar em diversas frentes no dia do espetáculo. Quem tiver interesse em participar, pode clicar aqui para solicitar mais informações.

É importante frisar que a participação conta como horas complementares, no caso de estudantes universitários.

Coletivo Inclusão

Por meio do trabalho do Coletivo Inclusão é que são viabilizadas algumas das oficinas da Apae Fazenda Rio Grande. Na área da cultura, já foram desenvolvidas ações no campo do teatro, música, pintura, dança e capoeira.

As atividades acontecem geralmente no contraturno escolar, durante todo o ano. As oficinas são ministradas por profissionais especializados e gabaritados no seu campo de atuação, contratados pelos projetos especificamente para este fim.

As atividades são organizadas sob dois pilares: metodologia e motivação. A motivação principal é possibilitar para os alunos a descoberta de suas potencialidades e a construção de formas solidárias de relacionamento com o mundo.

“Diversidade é convidar para a festa. Inclusão é chamar para dançar.”

(Autor desconhecido)