Blog

Blog

O Coletivo Inclusão está sempre em busca de novas atividades para desenvolver junto à comunidade, para promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida de pessoas que com deficiência. Para isso, por meio de um projeto via PRONAS/PCD, do Ministério da Saúde, a partir do segundo semestre de 2018 serão introduzidas no hall de ações do Coletivo sessões de hidroterapia voltadas para a prática de fisioterapia aquática, aos alunos da APAE de Fazenda Rio Grande.

A proposta é que as aulas se realizem duas vezes por semana, em dois turnos e de forma gratuita. As aulas serão ministradas por duas fisioterapeutas especializadas na prática da hidroterapia.

A escolha da hidroterapia como atividade a ser introduzida na agenda de ações do Coletivo, se deve ao fato de ser um tipo de exercício que estimula a melhora na coordenação motora, a inclusão social, entre outros ganhos físicos e psicológicos. Além disso, a expectativa para o projeto é que os membros da instituição e sociedade possam entender melhor as necessidades das pessoas com deficiências e, ao mesmo tempo, promover um modelo de convivência mais fraterno, de respeito e zelo pelas diferenças.

Entenda a Hidroterapia?

A Hidroterapia, também conhecida como Fisioterapia Aquática, consiste em atividades terapêuticas realizadas em uma piscina especial – com tamanho e temperatura adequados para os exercícios, e com auxílio de um profissional especializado para os procedimentos.

É uma técnica que se torna cada vez mais popular, por se tratar de um modelo de fisioterapia bastante completo e eficaz para o estímulo do corpo. Existem várias abordagens de tratamento, como Bad Ragaz e Halliwick, que basicamente são os processos precursores da hidroterapia moderna, assim como as novas estratégias desenvolvidas por fisioterapeutas qualificados exclusivamente para esse âmbito de atuação.

O reconhecimento também acontece a partir da classe médica, que adotou em sua conduta a prescrição de sessões de hidroterapia como alternativa para a reabilitação de pacientes, por ser uma atividade que melhora a qualidade de vida dos praticantes. Cada pessoa tem planejada para si uma sequência exclusiva de exercícios, a fim de estimular e facilitar sua reabilitação. Esse tipo de terapia é comumente indicado para lesões musculares, ortopédicas, neurológicas e respiratórias.

Para garantir os melhores resultados possíveis, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional determinou que apenas profissionais especializados na área podem ministrar as aulas. Os fisioterapeutas que trabalham com hidroterapia, além da formação acadêmica em Fisioterapia devem buscar qualificação específica em hidroterapia, antes de exercerem a função de hidroterapeutas.

Os principais ganhos

  • Alguns dos benefícios a partir da prática são:
  • fortalecimento dos músculos
  • alívio de dores nas articulações ou musculares
  • desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio
  • relaxamento muscular, aumento da amplitude das articulações
  • redução de distúrbios do sono, diminuição do estresse e ansiedade
  • melhora do sistema cardiorrespiratório.