Coletivo
      Apresenta…

NOSSAS AÇÕES

O nosso objetivo é proporcionar mudanças que aumentem a qualidade de vida das pessoas diretamente atendidas, bem como seus familiares, membros e funcionários das instituições parceiras e comunidade em geral. Queremos gerar profundas transformações sociais, desde a forma como a pessoa com deficiência é percebida até o modo como ela se relaciona com a sociedade, recuperando sua autoestima e senso de pertencimento e desenvolvendo seus potenciais.

Nossa sede localiza-se no município de Fazenda Rio Grande/PR, sob a forma de escritório de contato. Escolhemos esse modelo de funcionamento para podermos estabelecer parcerias com um número maior de organizações disponibilizando novos serviços e agregando valor aos trabalhos já desenvolvidos.

ações de Saúde

Desde o ano de 2019 alunos da APAE de Fazenda Rio Grande-PR realizaram sessões de equoterapia e hidroterapia por meio do projeto “Excelência no Atendimento Integral” – via Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) – Ministério da Saúde. – patrocínio da Empresa Copel.

Projeto de Equoterapia.

Em 2019, com o patrocínio da rede Postos Pelanda, foi construída nas dependências do Jockey Club de Fazenda Rio Grande uma área específica para a realização das sessões de equoterapia. O incentivo buscou melhorar as condições de atendimento e de trabalho, além de permitir ampliar o número de vagas.

Desde fevereiro de 2020 há a execução do projeto EquoInclusão que promove mensalmente e de forma gratuita sessões de equoterapia para mais de 20 pessoas com algum tipo de deficiência, residentes de Fazenda Rio Grande-PR. Muitos desses encaminhamentos são realizados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do munício de Fazenda Rio Grande.

Os custos, incluindo o cuidado e manutenção dos animais e espaço físico, materiais e equipamentos, bem como os recursos humanos, são patrocinados pela Rede Postos Pelanda.

Os impactos desse trabalho são um sucesso e perceptíveis pelos ganhos físicos (Melhora do equilíbrio e da postura, desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão.) emocionais (sentir afeto e saber que está sendo cuidado/autoestima e pertencimento) inclusão social (interação com profissionais/espaços até então inexistentes ou desconhecidos) fortalecimento dos vínculos familiares (responsáveis acompanham e recebem orientação sobre o tratamento).

Algumas fotos das sessões de hidroterapia e sessões de Equoterapia.

Ações Culturais

Na área da Cultura, nossas ações têm sido desenvolvidas no campo do teatro, da musica, da pintura em tela e do balé, podendo ainda serem ampliadas para outras áreas. As atividades acontecem por meio de oficinas executadas uma ou duas vezes por semana, geralmente no contraturno escolar, durante todo o ano. Para celebrar o fim das atividades, são realizadas apresentações em teatros ou espaços culturais de referência (Teatro Guaíra, Museu Oscar Niemeyer e outros). 

A atividades são organizadas sobre dois pilares: metodologia e motivação. Os professores e alunos se relacionam por meio de dinâmicas que buscam promover a integração, consciência corporal, percepção dos sentimentos e improvisação. A motivação principal é possibilitar a descoberta de potencialidades e a construção de formas solidárias de relacionamento com o mundo. 

Confira algumas fotos das nossas oficinas e últimas apresentações:

Apresentação do espetáculo “O Sol vem depois do Arco-Íris – Museu Oscar Niemeyer – Curitiba – 2019.

Apresentação do espetáculo “O Sol vem depois do Arco-Íris – Teatro Municipal de FRG – 2018.

Apresentação do espetáculo “Estrelas Nascem do Céu” – Teatro Municipal de FRG – 2018.

Oficina de balé – APAE de Fazenda Rio Grande – 2019.

Apresentação do espetáculo A Caixinha Secreta de Picomaya – Teatro Guairinha – 2019.

Apresentação do espetáculo A Caixinha Secreta de Picomaya – Teatro Guairinha – 2019.

Apresentação do espetáculo A Caixinha Secreta de Picomaya – Teatro Guairinha – 2019.

Oficina de pintura em tela – APAE de Fazenda Rio Grande – 2019.

Oficina de pintura em tela – APAE de Fazenda Rio Grande – 2019.

Exposição de pinturas do Centro Comercial 1408 – Fazenda Rio Grande – 2019.

AÇÕES ESPORTIVAS

A exemplo da área da Cultura, nossas ações com o esporte acontecem por meio de oficinas. São realizadas uma ou duas vezes por semana, geralmente no contraturno escolar, pelo período de um ano. As atividades são planejadas de acordo com o ciclo de vida e as especificidades das pessoas com o intuito de promover os seus respectivos desenvolvimentos físico, emocional e mental.

Veja algumas de nossas oficinas:

Oficina de Capoeira – Associação Ilê de Bamba – Fazenda Rio Grande 2019.

Batizado de Capoeira – Anfiteatro Praça CÉU – Fazenda Rio Grande 2019.

Oficina de Karatê – Associação Ilê de Bamba – Fazenda Rio Grande 2019.

Troca de Faixa dos alunos de Karatê da APAE de Fazenda Rio Grande 2019.

Oficinas de Judô – 2019.

Campeonato de Judô Inclusivo – Ginásio da Primeira Igreja Batista de Curitiba 2019.

AÇÕES EM REDE

Nós acreditamos que todas as organizações possuem uma inteligência comum que é capaz de olhar para além de seus objetivos individuais e institucionais. Construir soluções mais efetivas de enfrentamento às necessidades de uma sociedade, talvez seja o maior legado que podemos deixar.

Entrega de Certificado de Responsabilidade Social à Transportadora Nichele – 2019. 

Apresentação do Coletivo Inclusão à Associação Comercial e Industrial de FRG (ACINFAZ) – 2018. 

Reunião com membros do Rotary Club de Fazenda Rio Grande – 2019. 

Reunião sobre ações e entrega de Certificado de Responsabilidade Social ao Grupo Pelanda – 2020.

Reunião com a Prefeitura de FRG-PR com vistas
a realização de ações em conjunto – 2021.

Entrega do Certificado de Responsabilidade Social para o Grupo Nichele – 2021.