Blog

Você sabia que para a equoterapia ocorrer de maneira satisfatória e positiva são necessários profissionais capacitados e uma equipe mínima composta por fisioterapeuta, psicólogo, um profissional de equitação, auxiliares guias e auxiliares laterais? Mas como assim um psicólogo?

É de suma importância o papel desse profissional, ele pode e deve trabalhar com os três elementos principais que fazem com que a equoterapia aconteça, são eles:

a)        A equipe: auxilia os demais profissionais sobre o funcionamento mental de cada praticante, especificando cada particularidade e demonstrando como os aspectos sociais, familiares e pessoais podem intervir no desenvolvimento. Em reuniões interdisciplinares, elabora junto com a equipe um plano de intervenção para cada praticante, elencando os aspectos emocionais. Além disso, tem um papel importantíssimo para que a equipe esteja sempre em harmonia, sem desavenças ou conflitos.

b)        A família: a entrevista inicial, antes do praticante iniciar as sessões, acontecem em primeiro momento com os pais. Dados sobre o funcionamento familiar, sobre o período gestacional e nascimento são coletados com a finalidade de compreender o relacionamento de todos os membros desse ambiente. Partindo disso, observa os principais sentimentos envolvidos e visa por meio de atendimentos individuais ou grupais trabalhar diferentes temas, tais como: superproteção, rejeição, negação, frustração, autoestima, papel de homem ou de mulher e outros, visando sempre a qualidade de vida de todos.

c)         Ao praticante: priorizar o trabalho emocional, observando o praticante como um todo, não se esquecendo dos fatores mentais, biológicos e sociais. O psicólogo pode e deve observar e reforçar a cada sessão as potencialidades de cada praticante e priorizar os objetivos que auxiliem na qualidade de vida, tais como a frustração, autoestima, autoconfiança, criatividade, noção espaço-temporal, independência, interação social, trabalhando a descoberta do próprio eu e auxiliando cada um a descobrir o seu espaço no mundo. Deve-se sempre desfocar na dificuldade, na deficiência ou na patologia.  

Segundo a Ande-Brasil, as principais atribuições do psicólogo dentro da equoterapia são:

1.         Anamnese com a família (entrevista inicial);

2.         Analisar e avaliar a situação atual do praticante antes do início da terapia, para fins de melhor adaptação às características do trabalho com o cavalo.

3.         Acompanhar, diretamente, cada praticante durante o processo de aproximação com o animal.

4.         Atender aos familiares dos praticantes, individualmente ou por intermédio de dinâmica de grupo.

5.         Atender individualmente e/ou em grupo aos praticantes no decorrer das sessões, principalmente pela estimulação das áreas psicomotoras e sensório-perceptiva.

6.         Auxiliar o praticante em relação ao processo ensino-aprendizagem.

7.         Favorecer o inter-relacionamento da equipe multiprofissional e demais profissionais envolvidos no trabalho.

8.         Participar de cursos, estágios e outros eventos relacionados com atividades equoterápicas.

9.         Priorizar o atendimento quanto ao aspecto emocional: resgate e melhora da autoestima e autoconfiança.

Esses itens são de suma importância em todo o processo equoterápico. No decorrer dos próximos artigos relacionados a psicologia iremos abordar e explanar cada um desses itens de forma que fique claro cada uma das atribuições. Cabe novamente ressaltar que o psicólogo deve sempre respeitar e priorizar as potencialidades de cada praticante, levando em conta seus aspectos biopsicossociais.

Por: Allana Schendroski Martins, psicóloga especialista em equoterapia. CRP: 08/28019