Coletivo
      Apresenta…

NOSSAS AÇÕES

O nosso objetivo é proporcionar mudanças que aumentem a qualidade de vida das pessoas diretamente atendidas, bem como seus familiares, membros e funcionários das instituições parceiras e comunidade em geral. Queremos gerar profundas transformações sociais, desde a forma como a pessoa com deficiência é percebida até o modo como ela se relaciona com a sociedade, recuperando sua autoestima e senso de pertencimento e desenvolvendo seus potenciais.

Nossa sede localiza-se no município de Fazenda Rio Grande/PR, sob a forma de escritório de contato. Escolhemos esse modelo de funcionamento para podermos estabelecer parcerias com um número maior de organizações disponibilizando novos serviços e agregando valor aos trabalhos já desenvolvidos.

ações em Saúde

Ainda em 2019 e com o patrocínio da rede Postos Pelanda foi construída nas dependências do Jockey Club de Fazenda Rio Grande uma área específica para a realização das sessões de equoterapia. O incentivo buscou melhorar as condições de atendimento e de trabalho, além de permitir ampliar o número de vagas.

Em fevereiro de 2020 teve início o projeto EquoInclusão que promove mensalmente e de forma gratuita sessões de equoterapia para 24 pessoas com algum tipo de deficiência, residentes de Fazenda Rio Grande-PR.

Os custos, incluindo o cuidado e manutenção dos animais e espaço físico, materiais e equipamentos, bem como os recursos humanos, são patrocinados pela Rede Postos Pelanda.

Os impactos desse trabalho são um sucesso e perceptíveis pelos ganhos físicos (Melhora do equilíbrio e da postura, desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão.) emocionais (sentir afeto e saber que está sendo cuidado/autoestima e pertencimento) inclusão social (interação com profissionais/espaços até então inexistentes ou desconhecidos) fortalecimento dos vínculos familiares (responsáveis acompanham e recebem orientação sobre o tratamento).

Sessões de hidroterapia na academia ÁREA VIP – Fazenda Rio Grande-PR – 2019.

Ações Culturais

Na área da Cultura nossas ações têm sido desenvolvidas no campo do teatro, música, pintura, dança e patrimônio cultural imaterial (capoeira), podendo ainda serem ampliadas para outras áreas. As atividades acontecem através de oficinas executadas uma ou duas vezes por semana, geralmente no contraturno escolar, durante todo o ano. Para celebrar o fim das atividades são realizadas apresentações em teatros ou espaços culturais de referência (Teatro Guaíra, Museu Oscar Niemeyer e outros). As oficinas são ministradas por profissionais especializados e gabaritados no seu campo de atuação, contratados pelos projetos especificamente para este fim.

As atividades são organizadas sobre dois pilares: metodologia e motivação. Os professores e alunos se relacionam por meio de dinâmicas teatrais que buscam promover a integração, consciência corporal; percepção das emoções e a improvisação. A motivação principal é possibilitar para os alunos a descoberta de suas potencialidades e a construção de formas solidárias de relacionamento com o mundo.

Confira algumas fotos da nossa última apresentação:

AÇÕES ESPORTIVAS

A exemplo da área da Cultura, nossas ações com o esporte acontecem por meio de oficinas. São realizadas uma ou duas vezes por semana, geralmente no contraturno escolar, pelo período de um ano. As atividades são planejadas de acordo com o ciclo de vida e as especificidades das pessoas com o intuito de promover os seus respectivos desenvolvimentos físico, emocional e mental.

Veja algumas de nossas oficinas:

AÇÕES EM REDE

Nós acreditamos que todas as organizações possuem uma inteligência comum que é capaz de olhar para além de seus objetivos individuais e institucionais. Construir soluções mais efetivas de enfrentamento às necessidades de uma sociedade, talvez seja o maior legado que podemos deixar.

FALE CONOSCO

contato@coletivoinclusao.org.br

REDES SOCIAIS