Coletivo
      Apresenta…

NOSSAS AÇÕES

O nosso objetivo é proporcionar mudanças que aumentem a qualidade de vida das pessoas diretamente atendidas, bem como seus familiares, membros e funcionários das instituições parceiras e comunidade em geral. Queremos gerar profundas transformações sociais, desde a forma como a pessoa com deficiência é percebida até o modo como ela se relaciona com a sociedade, recuperando sua autoestima e senso de pertencimento e desenvolvendo seus potenciais.

Nossa sede localiza-se no município de Fazenda Rio Grande/PR, sob a forma de escritório de contato. Escolhemos esse modelo de funcionamento para podermos estabelecer parcerias com um número maior de organizações disponibilizando novos serviços e agregando valor aos trabalhos já desenvolvidos.

ações de Saúde

Desde o ano de 2019 alunos da APAE de Fazenda Rio Grande-PR realizaram sessões de equoterapia e hidroterapia por meio do projeto “Excelência no Atendimento Integral” – via Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) – Ministério da Saúde. – patrocínio da Empresa Copel.

Projeto de Equoterapia.

Ainda em 2019 e com o patrocínio da rede Postos Pelanda foi construída nas dependências do Jockey Club de Fazenda Rio Grande uma área específica para a realização das sessões de equoterapia. O incentivo buscou melhorar as condições de atendimento e de trabalho, além de permitir ampliar o número de vagas.

Em fevereiro de 2020 teve início o projeto EquoInclusão que promove mensalmente e de forma gratuita sessões de equoterapia para 24 pessoas com algum tipo de deficiência, residentes de Fazenda Rio Grande-PR.

Os custos, incluindo o cuidado e manutenção dos animais e espaço físico, materiais e equipamentos, bem como os recursos humanos, são patrocinados pela Rede Postos Pelanda.

Os impactos desse trabalho são um sucesso e perceptíveis pelos ganhos físicos (Melhora do equilíbrio e da postura, desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão.) emocionais (sentir afeto e saber que está sendo cuidado/autoestima e pertencimento) inclusão social (interação com profissionais/espaços até então inexistentes ou desconhecidos) fortalecimento dos vínculos familiares (responsáveis acompanham e recebem orientação sobre o tratamento).

Algumas fotos das Sessões de hidroterapia (2019) e sessões de Equoterapia (2019 a 2021).

Ações Culturais

Na área da Cultura nossas ações têm sido desenvolvidas no campo do teatro, música, pintura em tela, balé e patrimônio cultural imaterial (capoeira), podendo ainda serem ampliadas para outras áreas. As atividades acontecem por meio de oficinas executadas uma ou duas vezes por semana, geralmente no contraturno escolar, durante todo o ano. Para celebrar o fim das atividades são realizadas apresentações em teatros ou espaços culturais de referência (Teatro Guaíra, Museu Oscar Niemeyer e outros). 

As atividades são organizadas sobre dois pilares: metodologia e motivação. Os professores e alunos se relacionam por meio de dinâmicas que buscam promover a integração, consciência corporal; percepção das emoções e a improvisação. A motivação principal é possibilitar a descoberta de potencialidades e a construção de formas solidárias de relacionamento com o mundo.

Confira algumas fotos das nossas oficinas e últimas apresentações:

Apresentação do espetáculo “O Sol vem depois do Arco-Íris – Museu Oscar Niemeyer – Curitiba – 2019.

Apresentação do espetáculo “O Sol vem depois do Arco-Íris – Teatro Municipal de Fazenda Rio Grande.

Apresentação do espetáculo “Estrelas Nascem do Céu” – Teatro Municipal de Fazenda Rio Grande.

Oficina de balé – APAE de Fazenda Rio Grande – 2019.

Apresentação do espetáculo A Caixinha Secreta de Picomaya – Teatro Guairinha – 2019.

Apresentação do espetáculo A Caixinha Secreta de Picomaya – Teatro Guairinha – 2019.

Apresentação do espetáculo A Caixinha Secreta de Picomaya – Teatro Guairinha – 2019.

Oficina de pintura em tela – APAE de Fazenda Rio Grande – 2019.

Oficina de pintura em tela – APAE de Fazenda Rio Grande – 2019.

Exposição de pinturas do Centro Comercial 1408 – Fazenda Rio Grande – 2019.

AÇÕES ESPORTIVAS

A exemplo da área da Cultura, nossas ações com o esporte acontecem por meio de oficinas. São realizadas uma ou duas vezes por semana, geralmente no contraturno escolar, pelo período de um ano. As atividades são planejadas de acordo com o ciclo de vida e as especificidades das pessoas com o intuito de promover os seus respectivos desenvolvimentos físico, emocional e mental.

Veja algumas de nossas oficinas:

Oficina de Capoeira – Associação Ilê de Bamba – Fazenda Rio Grande 2019.

Batizado de Capoeira – Anfiteatro Praça CÉU – Fazenda Rio Grande 2019.

Oficina de Karatê – Associação Ilê de Bamba – Fazenda Rio Grande 2019.

Troca de Faixa dos alunos de Karatê da APAE de Fazenda Rio Grande 2019.

Oficinas de Judô – 2019.

Campeonato de Judô Inclusivo – Ginásio da Primeira Igreja Batista de Curitiba 2019.

AÇÕES EM REDE

Nós acreditamos que todas as organizações possuem uma inteligência comum que é capaz de olhar para além de seus objetivos individuais e institucionais. Construir soluções mais efetivas de enfrentamento às necessidades de uma sociedade, talvez seja o maior legado que podemos deixar.

Entrega de Certificado de Responsabilidade Social à Transportadora Nichele – 2019. A esquerda: André Rigoni Caminski- gestor do Coletivo Inclusão, ao centro, Magnum Luiz Nichele – diretor financeiro da Transportadora Nichele e a direita, Vitto Matheus Peruzzo – coordenador financeiro do Coletivo Inclusão.

Apresentação do Coletivo Inclusão à Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ) – 2018. A esquerda: André Rigoni Caminski- gestor do Coletivo Inclusão, ao centro Vitto Matheus Peruzzo – coordenador financeiro do Coletivo Inclusão, e a direita, Gastão Fabiano Gonchorovski – presidente da ACINFAZ.

Reunião com membros do Rotary Club de Fazenda Rio Grande – 2019. A esquerda: Aquiles Wosniak e na sequência: Vitto Matheus Peruzzo – coordenador financeiro do Coletivo Inclusão, Luiz Cesar Santos, Márcia Ribeiro de Miranda – presidente de honra do Coletivo Inclusão, Noélia Regina Santos Bueno, presidenta do Rotary e André Rigoni Caminski- gestor do Coletivo Inclusão.

FALE CONOSCO

contato@coletivoinclusao.org.br

REDES SOCIAIS