Blog

Criança ou adulto, você com certeza já quis um animal de estimação!! Os bichinhos não são simplesmente adoráveis, mas também trazem consigo vários benefícios. Como por exemplo: a redução do estresse, desenvolvimento do senso de responsabilidade, diminuição do sedentarismo e do sentimento de solidão além de serem companheiros para todos os momentos.

A pequena Vitória é prova de que os pets são tudo de bom. Ela apresenta deficiência intelectual moderada e ao entrar na adolescência começou a ficar mais agitada. Felizmente, acabaram por descobrir o que viria acalmá-la. A cadelinha que Vitória ganhou da avó foi a solução do problema.

Pâmela de Oliveira, mãe de Vitória, conta que desde que ganhou a Shih Tzu Belinha, a filha passou a ficar muito mais calma. Ela leva Belinha para todos os lugares e as duas são inseparáveis. ´´Ela fala que é a mãe e eu sou a vovó“, conta Pâmela. Um amor, não é mesmo?!

Já o amor da Kethelyn falou mais alto quando ela viu a Pipoca em uma festa de aniversário e resolveu resgatá-la. As duas são melhores amigas! “A Pipoca hoje é a sombra da Kethelyn, onde a Kethelyn vai tá ali a Pipoca. A Kethelyn troca ideia com ela, chama ela pra brincar e ela é bem paciente com a Kethelyn, ela é bem companheira, bem parceira”, declara Maria Aparecida Semann, mãe de Kethelyn.

Se o amor desses animais já traz tantos benefícios quando são de estimação, imagine quando são usados nem terapia.

A Terapia Assistida por Animais (TAA), é uma forma de terapia que envolve os animais como parte do tratamento, e tem como objetivo estimular o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos indivíduos.

Ela vem ganhando cada vez mais espaço em hospitais e clínicas. Existem vários projetos que usam esse tipo de terapia para proporcionar uma recuperação leve, divertida e mais rápida aos seus pacientes.

Os animais mais usados na TAA são os cachorros por serem mais dóceis e mais facilmente adestrados, no entanto, os gatos, cavalos, coelhos, aves e muitos outros podem ser incluídos.

Vale ressaltar que existem muitas exigências para a execução da terapia, visando diminuir quaisquer riscos envolvidos. Portanto os animais devem estar com suas vacinas em dia, os profissionais devem ter um controle periódico de endo e ecto parasitas, deve ser feita uma avaliação periódica física e psicológica dos animais, evitando seu cansaço e estresse.

Tanto animais de estimação, quanto os utilizados para terapia, tê-los por perto é sinônimo de alegria, amor e companheirismo, sempre.

Por: Gabriela Rossi Filipi, escritora voluntária.