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“Marketing só é útil pra empresas privadas, OSCs não precisam disso, pois não visam lucro!”. Esta frase pode ser comum no terceiro setor e, num primeiro momento, apresentar-se como sendo coerente, pois desde a origem do Marketing – início do século XX – o seu foco primordial foi a divulgação de produtos da iniciativa privada. Todavia, desde o fordismo, a sociedade global passou por diversas modificações em âmbitos políticos, sociais, tecnológicos, culturais, psicológicos etc. Por exemplo de tais transformações, pode-se citar: 2ª Guerra Mundial, fortalecimentos de movimentos sociais, invenção do computador, advento e democratização do acesso à internet, entre outros. Por conseguinte, o marketing acompanhou as mudanças desses cenários e o foco das estratégias deixaram ser pautadas apenas na venda de produtos, de modo a ampliá-las para valorizar os seres humanos que consomem e produzem os produtos e serviços. Sendo assim, atualmente, o marketing possui uma série de técnicas e ferramentas consolidadas que podem auxiliar as instituições do terceiro setor, principalmente no âmbito digital.

Segundo a Associação de Marketing Americana, Marketing pode ser definido como “uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”. A partir dessa definição, percebe-se que estratégias e ferramentas de Marketing podem ser aplicadas ao terceiro setor pois, embora as OSCs não visem o lucro, todas as instituições precisam criar e entregar serviços de caráter público aos seus beneficiados e à sociedade geral. Sendo assim, o Marketing tem papel fundamental na comunicação desses serviços pois, a partir disso, a instituição pode informar: quais são os serviços oferecidos; de quais fontes adquiriu recursos para promover os serviços; quais foram os resultados obtidos a partir de tais ações etc. Ou seja, a partir de ações de Marketing, os serviços são divulgados para um maior número de pessoas e a transparência e confiabilidade da instituição aumentam exponencialmente.

No âmbito digital, há diversas ferramentas utilizadas pelo Marketing que são disponibilizadas de maneira gratuita ao terceiro setor. Por exemplo de tais ferramentas, pode-se citar Google Ad Grants, mLabs, Canva e Trello, que oferecem seus planos pagos de maneira totalmente gratuita às OSCs elegíveis interessadas. Mas, você está interessado para saber o que cada uma dessas ferramentas faz? Se sim, um resumo de cada uma delas segue abaixo:

Google Grants

Programa do Google direcionado para ONGs disponibiliza $ 10.000,00 (dez mil dólares) de verba mensal para criar anúncios baseados em busca. Há algumas restrições: criar apenas anúncios em texto, redirecionar para o site da ONG e acessar a conta do Google Ads pelo menos uma vez a cada 90 dias. Não cumprir essas regras pode levar à suspensão do programa. A ONG precisa se cadastrar e atender às políticas do programa para participar. É necessário ter o registro no site TechSoup, que disponibiliza um código token. (Fonte: Arredondar

mLabs. 

A mLabs é uma plataforma que permite programar as postagens no Instagram (feed, stories e IGTV), Facebook, Twitter, LinkedIn, Youtube, Pinterest e Google Meu Negócio; responder aos directs do Instagram e ao inbox do Facebook; vincular o WhatsApp Business e o Google Analytics; e muito mais. A sua versão paga e mais completa também é oferecida às OSCs de maneira totalmente gratuita. (Fonte: Conexorama

Canva

Plataforma online com uma proposta de design simples e intuitiva. Boa opção para desenvolver peças para diferentes necessidades e em vários formatos. Oferece modelos prontos para serem customizados. É possível inserir suas próprias imagens e mudar as cores e posições de cada elemento. ONGs podem cadastrar para ter acesso gratuito ao Canva Pro (pacote mais completo). (Fonte: Arredondar)

Trello

Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos gratuita e online. Disponível para desktop e também para celulares Android iPhone (iOS), a plataforma é extremamente versátil e pode ser usada tanto para o acompanhamento de tarefas pessoais quanto para organizar projetos que envolvem equipes numerosas em grandes instituições. A sua versão paga é oferecida com 75% de desconto às OSCs. (Fonte: TechTudo)

Conclui-se que, embora haja uma forte representação social de que o Marketing tenha suas estratégias focadas apelas em empresas do setor privado ou instituições governamentais, na prática, a sua possibilidade de atuação é bem mais abrangente. Desde os seus primórdios, o Marketing evoluiu significativamente no que se refere aos seus princípios, suas ferramentas e suas estratégias e, hoje, todos eles podem ser muito bem aplicados ao terceiro setor. Todavia, essa profissionalização de comunicação no terceiro setor ainda é algo que ainda precisa ser fortalecido no ambiente nacional. Um primeiro passo para isso, é utilizar-se de ferramentas importantes para a comunicação em ambiente digital, visando divulgar os serviços das instituições, comunicar os seus impactos sociais e aumentar a credibilidade da instituição perante a sociedade civil e demais instituições.

Por: Felipe Jhony Zaranski Elias, coordenador de Comunicação e Marketing do Coletivo Inclusão e estudante de Psicologia.

Fontes: 

https://www.arredondar.org.br/midia/10-ferramentas-gratuitas-que-a-sua-ong-precisa-conhecer/

https://neilpatel.com/br/blog/historia-do-marketing/

https://www.conexorama.com/mlabs/

https://www.revistas.usp.br/rege/article/view/36663

https://www.techtudo.com.br/listas/2019/10/como-funciona-o-trello-saiba-tudo-sobre-programa-para-organizar-projetos.ghtml