Blog

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que combina artes marciais, música, acrobacias e dança na realização golpes e movimentos rápidos, complexos e únicos, que requerem uma grande quantidade de força e flexibilidade corporal.

Dessa forma, a prática da Oficina de Capoeira proporciona benefícios físicos e psicológicos para os alunos, podemos destacar melhora no desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e psicológico. Como também ressaltamos o fortalecimento muscular, alongamento, equilíbrio, flexibilidade, raciocínio, agilidade, noção espacial, percepção espacial, interação, ritmo, fala, diminuição do estresse, ansiedade, coordenação motora, musicalidade, socialização, memória, autoconfiança e autoestima.

A longo do ano serão aplicados os fundamentos básicos da capoeira aos assistidos das organizações parceiras, atendidas pela oficina de Capoeira. Trabalhamos com a premissa de que todo participante será estimulado de forma individualizada, levando em consideração suas limitações e potencialidades. O objetivo é promover uma melhor qualidade de vida e o desenvolvimento de novas habilidades, em conjunto com a socialização, afetividade e a valorização da cultura afro-brasileira.

A capoeira surge como fonte de transformação, superação e esperança para todos os envolvidos. Ela permite a integração de todas as pessoas – quem é e quem não é portador de alguma deficiência. Essa integração estimula a alegria e a vontade de viver, abre caminho para as artes, exercita a mente e o corpo, além de proporcionar direito à cidadania.

Aos cadeirantes, a dança proporciona prevenção de rigidez articular; estimulação da musculatura; coordenação e resistência física; diminuição de contraturas; age na circulação do sangue e artérias, o que favorece a nutrição dos tecidos; melhoria cardiorrespiratória; agilidade no manejo da cadeira de rodas; equilíbrio do tronco; auxilia no aspecto físico e na conscientização corporal, já que, aumenta na pessoa a percepção e o contato com seu próprio corpo.

Deficientes visuais e auditivos, constroem suas próprias ideias de tempo e espaço, mantêm seu equilíbrio e coordenam a utilização dos demais sentidos, arquitetando seu próprio ritmo de aprendizagem. A experimentação, o contato corporal, o toque, a exploração do espaço e dos sons geram conhecimentos que são transportados para as atividades diárias.

Transforme realidades! Apoie os projetos do Coletivo Inclusão e seja referência na responsabilidade social empresarial.